Capacitação de Jornalistas Vencedores Concurso “Tim Lopes de Investigação Jornalística”
A Agência de noticias dos Direitos da infância (ANDI) em parceria Childhood Brasil, realizou a Oficina para Jornalistas Vencedores do 5( Quinto ) concurso Tim Lopes de investigação jornalística na temática de Violência Sexual . A oficina decorreu de 26 á 27 do mês em curso defronte do hotel mercure em São Paulo, contou com mais de dezoito jornalistas dentre estes jornalistas do (Brasil Paraguai, Uruguai, Argentina), duas psicólogas consultoras, (Graça Guedelha; Sandra santos) e a consultora (Suzana Rostagnol) Socióloga.
Os profissionais beneficiaram de material de apoio como livros, pesquisas publicadas, fontes de dados e discutiram temas como: Contextualização do abuso, da exploração sexual e do trafico para fins de exploração sexual: O atendimento de crianças e adolescentes vítimas de Violência sexual: avanços e desafios no enfrentamento ao fenômeno no Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) e Analise da cobertura da mídia sobre o abuso sexual. Sandra Santos disse que “O abuso sexual no Brasil é bem visível e as pessoas buscam atendimento, soluções e responsabilizam os autores já a exploração sexual é menos visível porque justifica-se que a criança /adolescente está nessa situação porque gosta e ganha dinheiro por isto” alerta
Graça Guedelha eleva a necessidade da preparação técnica, e pessoal qualificado para atender os casos de abuso sexual, ver a acriança /adolescente como sujeito e desejante de direitos. E acompanhar o desenvolvimento dos casos e avaliar a qualidade desta assistência.
Durante a abordagem ás vitimas é preciso muita delicadeza, despir-se pelos menos das suas crenças sentimentos, valores, conceitos e preconceitos. Pois a violência sexual deixa marcas no desenvolvimento integral da criança/ adolescente, e uma má abordagem pode reevitimizar a criança.
O Diretor de mobilização da ANDI Daniel Oliveira disse “é fundamental abordar o tema em uma perspectiva de políticas publicas, monitorar o que o governo tem feito para solucionar o problema, desde a prevenção até o encaminhamento dos casos. E durante a entrevista tem que ter em conta a idade. A idéia é entrevistar apenas adolescente e não as crianças, e ter em conta o semblante de seriedade real; nível de preocupação com a vitima; cumprir o selo de confiança, e nunca revelar a fonte, pois nem uma fonte pode se prejudicar depois de dar uma entrevista
Na ocasião os jornalistas de forma breve apresentaram seus projectos e trocaram experiência sobre os mesmos As consultoras deixaram varias orientações para a melhor executarem o trabalho na prática.Os jornalistas durante apresentação dos projectos mostraram-se muito empolgados em trabalhar em prol da defesa das crianças vitimas de Violência sexual e parabenizaram a começão organizadora. Matias jornalista radialista da Argentina disse que o projecto dele visa proteger o Direito a Saúde Publica; Educação Publica; Família e Direito a Intimidade da criança ou adolescente vitima de abuso sexual, por isto acredita que há uma necessidade dos jornalistas investigarem as práticas publicas em relação a criança, solicitando dados estatísticos ao Estado, pois este é por direito obrigado a fornecer os dados solicitados. Em função a isto Matias irá apresentar por semana uma matéria ligada a cada direito apoiando-se na política publica, contexto e legislações nacionais e internacional, que defendem os direitos de infância e solicitará dados aos órgãos de direito.
Maria jornalista do jornal de Paraguai, disse que as suas atenções estarão viradas ao Tráfico de crianças para fins de exploração sexual e trabalho esforçado nas fabricas de roupa na fronteira de Paraguai.
No final do encontro fez-se uma avaliação e os jornalistas congratularam a equipe organizadora, disseram que o encontro teve bastante qualidade na orientação dos seus trabalhos, e que estavam muito felizes pelos prêmios e o material de apoio que foi muito rico fornecidos aos contemplados.
Elaborado por
C.C
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário